Prefeito de Bauru fala sobre as soluções para os problemas na Vila São Paulo
Temas como falta de lotérica, asfalto, saúde pública e lazer foram votados por 3,6 mil moradores do bairro da zona norte de Bauru (SP). O mais votado foi a falta de lotéricas.
A falta de agência lotérica foi eleita como o maior problema do bairro Vila São Paulo, em Bauru (SP), na votação promovida no projeto "O Bairro Ideal", da TV TEM. Mais de 3 mil pessoas participaram nos últimos quatro dias e reinvindicaram também melhorias na saúde, asfalto e lazer.
Em entrevista ao TEM Notícias 1ª edição desta sexta-feira (18), o prefeito Clodoaldo Gazzetta alegou que não é possível resolver o problema da falta da lotérica a curto prazo.
"A noticia ainda não é boa. Estamos conversando com a Caixa para a instalação de uma agência aqui no bairro. Ainda que a prefeitura diminua os impostos para a instalação de empresas ou de um correspondente bancário, tudo depende de um proprietário interessado em se instalar no bairro", diz Gazzetta.
O gestor público se comprometeu, contudo, a manter negociações com as partes envolvidas até resolver o problema dos moradores e citou que outros bairros como o Núcleo Geisel também enfrentam o mesmo problema.
A Vila São Paulo possui cerca de 5 mil moradores, mas a região fica próxima de outros bairros como Pousada da Esperança I e II, que também não possuem correspondentes ou uma agência lotérica, um total de quase 12 mil pessoas. Sem o serviço próximo de casa, quem precisa pagar as contas precisa se deslocar até lotéricas no Parque São Geraldo, Vista Alegre ou para o centro da cidade.
Lazer
A respeito da falta de opções de lazer, lembrada em 24,99% dos votos, Gazzetta avalia que a região é carente de atividades e que a prefeitura está elaborando um projeto de um espaço poliesportivo na Pousada da Esperança, o qual deve contemplar também os bairros vizinhos.
O espaço reuniria projetos de entretenimento, cultura, esporte e recreação. Segundo o prefeito, a construção depende da liberação de verbas oriundas de emendas parlamentares, sendo a única forma apontada para abrir uma licitação. Gazzetta se comprometeu a dar uma resposta sobre a construção da unidade até a primeira metade de 2018.
Saúde
Sobre o problema na área da saúde, lembrada por 15,74% dos participantes, o gestor público alega que o munícipio tem investido na rede de atenção básicas e projetos como o Saúde da Família, apontando como a área que mais avançou desde o início do mandato.
Contudo, moradores reclamam da lotação dos agendamentos da unidade de saúde do bairro. Isso porque a unidade de saúde também é referência para moradores de outras comunidades vizinhas, como Pousada da Esperança, Nova Bauru e até mesmo Quinta da Bela Olinda e Jardim Solange, bairros que estão do outro lado da rodovia Bauru-Arealva.
Neste sentido, Gazzetta disse que a prefeitura vai fazer um concurso para o Saúde da Família para contratar mais médicos para a rede pública. A previsão é de 30 a 40 dias para o chamamento.
Asfalto
Questionado sobre as ruas sem asfaltamento no bairro, o prefeito Clodoaldo Gazzetta disse que as oito ruas de terra na Vila serão asfaltadas até o começo do ano que vem. De acordo com o prefeito, essas vias não foram contempladas com a verba do PAC e que o dinheiro para as obras virá dos cofres da própria prefeitura.